Porque você NÃO deve ser disciplinado

Sim, é isso mesmo que você leu. Você não deve ser disciplinado e eu vou te explicar porque.

natalia-rosin-nao-disciplina
foto cortesia por pixabay/RyanMcGuire

Durante muito tempo da minha vida eu ouvi que para ser uma pessoa bem-sucedida, eu deveria ter disciplina.

Não é o que você sempre ouviu também?

Apesar de, lá no fundo, eu sempre ter achado que ser completamente disciplinado é utopia, aquele tipo de alvo que é impossível de ser atingido, eu acabei sendo levada por esse mantra e acreditando que esse ideal era algo que uma pessoa deveria buscar.

Mas deixa eu te falar? Você NÃO precisa ser disciplinado pra ter sucesso e viver uma vida plena.

Eu estou lendo o livro de um autor chamado Gary Keller, A Única Coisa, e estou adorando! Em um dos capítulos ele fala sobre a disciplina e quando li, deu uma luz aqui dentro e bateu exatamente com o que eu pensava lá no fundo: De que a disciplina é overrated.

1) Disciplina absoluta não existe.

Ela tá mais pra um conceito, um ideal, um padrão perfeito que não é possível de ser alcançado por um reles mortal.

Curioso como nós temos mania de nos impor padrões que não somos capazes de alcançar né?

Imagina viver dias ditados 100% pela disciplina, com comportamentos exemplares e horários perfeitos. Parece impossível, e chega a ser chato, não?

Você não precisa fazer tudo certo. Você só precisa fazer uma ou outra coisa certa.

2) Ao invés disso, foque na disciplina selecionada.

Gary fala no livro que você precisa de disciplina selecionada, aquela que você aplica somente por tempo suficiente para construir um hábito. Depois esse hábito vai entrar na jogada e tomar o controle.

Quando você vê alguém que parece disciplinado, na verdade você está vendo uma pessoa que criou alguns hábitos que agora trabalham pra ele.

Isso é tão verdade, gente… Eu tenho experimentado isso na minha própria vida: Com o tempo, um hábito se torna cada vez mais fácil de se manter. Quando você aguenta a disciplina (selecionada) por tempo suficiente, ela se transforma em hábito, e você já não precisa de tanta energia e esforço para mantê-lo.

Foi exatamente o processo que aconteceu comigo em relação a, por exemplo, acordar cedo, escrever no diário toda manhã, fazer exercício físico todo santo dia…

Tirando acordar cedo que é diretamente resultado do hábito de dormir na hora certa pra conseguir acordar às 5am descansada e bem, eu nem preciso mais usar meu poder de decisão ou qualquer disciplina pra escrever no diário ou sair pra minha atividade física. É algo que eu já faço no automático.

É incrível observar como eu nunca tinha conseguido antes manter uma consistência em me exercitar (pelo contrário, eu sempre fui muito preguiçosa pra isso), e agora é muito raro eu pular 1 dia. Ponto pra mim! (e pra minha disciplina selecionada, que eu nem sabia que se chamava assim na época =P)

“O que era difícil se torna hábito, e o hábito torna fácil o que era difícil.” Gary Keller

E eu vou além: Começar a ter hábitos poderosos começa a facilitar outras coisas na sua vida também, como um efeito colateral.

3) Ter motivação é melhor do que ter disciplina.

No dia-a-dia, você precisa mesmo é de motivação.

É a motivação que continua a te mover pra frente na busca por algo e que tem mantém fazendo as coisas certas.

Por que eu escrevo todo dia no diário? Porque eu quero registrar e clarear meus pensamentos, porque eu quero cada vez mais melhorar a minha escrita.

Por que eu acordo cedo? Porque eu quero fazer as coisas mais importantes pela manhã e não me deixar ser sugada pela correria do dia-a-dia.

Por que eu compareço todo dia pra me exercitar? Porque eu quero ser saudável, porque eu quero cuidar do meu corpo pra que ele cuide de mim no futuro, porque eu me sinto muito mais energizada, criativa e produtiva depois que eu volto de uma caminhada.

Você tem que pensar em quais são os seus motivos para fazer o que você faz todo dia e se deixar guiar por eles.

Minha pergunta: Qual é a única atividade no momento em que você quer aplicar disciplina selecionada até que ela se torne um hábito e trabalhe pra você?


dicas-achar-paixao-natalia-rosin-rodape-post-3

 

  • Nidiane F. Richter

    Tinha o seu blog salvo nos meus favoritos e há anos eu não o lia.. agora não consigo parar de ler! Um texto melhor que o outro! AMEI :D

    • Uhul! Que bom que redescobriu o blog então! :D
      E obrigada, Nidiane! Significa muito pra mim saber disso :)