Por que é tão difícil manter a concentração no trabalho?

O que é que acontece conosco que não conseguimos mais nos concentrar em uma única atividade por mais de 20 minutos (quando muito…)??

Seja escrever um texto, planejar um projeto, ler um artigo inteiro…

Você já parou pra prestar atenção quantas vezes no dia você corta uma atividade no meio para fazer outra coisa que não tem nada a ver com ela?

natalia-rosin-dificuldade-concentracao
foto cortesia de pixabay/jandix

Toda essa tecnologia a que temos acesso hoje supostamente deveria tornar a nossa vida mais fácil, certo?

Afinal, praticamente tudo está à nossa disposição com a distância de um clique.

Mas não é o que acontece.

Parece que cada vez mais ela acaba como vilã da história, tirando a gente do caminho de um trabalho importante e significativo.

#QuemNunca estava no meio de uma tarefa super importante e sem nem perceber, abriu o facebook ou twitter?? Bem no meio de uma atividade!

Antigamente a gente abria a geladeira para pensar. Hoje a gente abre o facebook para pensar!

Por que será que cada vez nossos níveis de concentração estão indo ladeira abaixo?

Não é novidade pra ninguém que o volume de informação que recebemos hoje é zilhões de vezes maior do que as pessoas tinham há alguns anos atrás. São milhares de inputs e últimas notícias cutucando a gente o dia inteiro.

O que eu acho mesmo é que a gente não está, e nunca esteve, preparado para lidar com o excesso de informação e a superestimulação dos dias atuais.

Ryon Braga fala:

“Antes, as pessoas não sabiam que não sabiam. Agora, sabem que não sabem, e isso, num mundo competitivo e predatório, gera uma sensação de frustração e incapacidade que, aos poucos, vai se transformando em uma ansiedade cada vez maior.”

Essa enxurrada de informação acaba dificultando o nosso trabalho de transformar tudo isso em conhecimento aplicado, em ação.

Uma coisa que você pode fazer é começar a se perguntar “Eu preciso mesmo disso? Eu realmente preciso parar o que estou fazendo para ver essa outra coisa?”

Talvez se nos perguntarmos isso numa base diária cada vez que nos pegamos saindo dos trilhos, nós consigamos melhorar nossa concentração e foco.

Porque, sinceramente, não acho que tenha técnica milagrosa para manter a concentração em alta.

É a nossa atitude que determina. Algumas estratégias podem ajudar, mas depende mais de você do que qualquer outra coisa.

(Claro, uma boa noite de sono, manter a hidratação e se alimentar de forma saudável ajudam um bocado.)

Uma coisa eu tenho certeza: Como tantas outras coisas na vida, concentração é uma prática.

É dia após dia resistir aos impulsos que fazem a gente se distrair do que é realmente importante.

Pergunta: O que você geralmente faz quando perde a concentração?


dicas-achar-paixao-natalia-rosin-rodape-post-3

  • luciana garcia

    nossa eu voo demais!!! qdo percebo já to fazendo uma 3ª coisa e a 1ª ficou lá pra trás, de lado…é com tudo, internet, trabalho, casa….vou tentar fazer o exercicio “Eu preciso mesmo disso?” bjs

    • Pode ter certeza que você não tá sozinha, Luciana! =P
      Espero que o exercício te ajude ;)

  • Cheguei em casa às 19h40, abri o notebook para fazer uma coisa específica. São 23h40, já fiz muitas coisas, mas sequer lembro o que eu precisava fazer inicialmente.

    • Hahahaa, Nara. Acontece nas melhores famílias… Espero que esse texto tenha te ajudado a enxergar uma luz no fim do túnel :)
      Beijo!
      Obrigada pelo comentário!