Nerdices

Eu achei que seria útil criar uma página com todas as ferramentas e recursos que uso no meu dia-a-dia, para o trabalho, para o blog e para a vida. Toda hora eu descubro algum recurso novo que torna a minha vida mais fácil, e aí venho aqui acrescentar na lista. Por hora, as principais ferramentas que eu uso são essas:

• Blog:

WordPress

Não acho que tenha uma plataforma mais adequada para se ter um blog de respeito do que o WordPress. É onde o meu blog está e eu recomendo a todo mundo que quer ter presença na internet.

Bluehost

O que dizer desse cara que mal conheço e já considero pakas? No ano passado, quando fiz mudanças no blog, resolvi migrar hospedagem e domínios para o Bluehost. E OMG!, foi uma das melhores decisões que tomei! Eu não sou uma garota safa nas coisas tecnológicas (apesar de curiosa), mas foi super fácil de configurar tudo. É apenas $3.95/mês e já está tudo incluído: hospedagem, domínio, contas de email… O serviço tem uma integração linda com o WordPress e o suporte 24/7 deles é realmente incrível, os caras já me tiraram do aperto mais de uma vez (como nesse sábado às 10h da noite)

*Eu aprendi muita coisa sozinha pra configurar o Bluehost, se você precisar de ajuda no processo, me chama que eu te ajudo!

CSS Hero

É um plugin para personalizar o tema do seu site em WordPress sem precisar saber escrever absolutamente nada de código. Você tem controle de tudo: medidas e posição dos elementos, fontes, cores e muito mais. Eu usei o CSS Hero nessa última versão do blog e recomendo muito!

Mailchimp

O Mailchimp é o meu serviço de preferência para enviar newsletters. É muito fácil e intuitivo de usar, tem diversas funções importantes como testes A/B, segmentação de listas, automação de envio e etc. O melhor? É gratuito para quem está começando, você pode enviar até 12.000 emails/mês de graça, e mesmo depois disso, os planos pagos são super possíveis, a partir de $10.

Disqus

É o sistema de comentários que uso para os posts no blog. Ele é ótimo porque facilita a discussão entre as pessoas e ajuda a fortalecer o senso de comunidade, porque é fácil acompanhar os comentários e respostas a eles. O Disqus tem função antispam embutida e é bonito e clean visualmente.

Google Analytics

O serviço nº 1 para acompanhar as métricas e ficar por dentro do que está acontecendo no seu site: conhecer sua audiência, saber quais páginas são mais acessadas, de onde vem as visitas e etc.

Buffer

Eu posto nas redes sociais em tempo real, mas também agendo algumas coisas com antecedência, e o Buffer é o serviço que eu uso para agendar publicações no twitter e facebook. O que eu gosto no Buffer é que você não precisa se preocupar em definir data e hora para cada publicação. É só clicar em um botão e ela “entra na fila” para ser publicada em horários pré-determinados por você.

Keynote

Demorei muito tempo pra começar a usar o Keynote, mesmo depois de usar Mac por alguns anos. Acho que tinha preconceito por causa do Microsoft Powerpoint (peguei trauma dele na faculdade) e usava o pacote Adobe pra criar apresentações. Quando dei uma chance ao Keynote é que vi como ele é uma ferramenta ótima: intuitivo, fácil de usar e ao mesmo tempo me dá várias possibilidades. Ó, um segredo… o meu ebook, por exemplo, foi todo feito no Keynote.

• Produtividade e Organização:

Evernote

O Evernote é uma das ferramentas mais essenciais do meu dia-a-dia. Ele é o meu cérebro digital, onde eu guardo tudo que preciso para me manter organizada, desde o planejamento dos meus projetos e recibos de compras e documentos, até os desenhos da minha filha. Com ele, estou conseguindo cada vez mais me desfazer de papéis que antes ficavam acumulados no armário do escritório. Se você quer saber mais detalhes de como uso o Evernote, eu escrevi um post aqui.

Nozbe

Outra ferramenta extremamente essencial no meu dia. O Nozbe é um sistema de gerenciamento de tarefas flexível e ao mesmo tempo poderoso e é compatível com a metodologia GTD (Getting Things Done). Eu sempre trabalhei com o apoio de listas de tarefas, mas nunca confiei tanto em um sistema como confio no Nozbe. Depois de conhecer essa ferramenta, nunca mais quis saber de outra!

Day One

É o meu “Querido Diário”, onde escrevo todos os dias sobre o que fiz, as lições que aprendi, o que espero pro dia que começa, o que tenho lido, pelo que sou agradecida e etc… Eu escolhi uma ferramenta digital pra isso porque prefiro que todas as minhas coisas estejam na nuvem, garantindo que eu não perca caso aconteça algum imprevisto (o que pode acontecer com um caderno físico, por exemplo). E escolhi o Day One porque com ele é só entrar e escrever. A interface é super clean, eu posso bloquear o acesso com uma senha e ele salva informações legais como localização e clima de cada entrada do diário.

Morning Sun

É o app de iPhone que eu uso como despertador. Eu odeio acordar assustada com os sons comuns terríveis de despertador, e o Morning Sun é perfeito pra mim! Ele tem sons da natureza que começam bem baixinho e vão aumentando gradualmente, tornando o processo de despertar muito mais agradável. Eu cito o app aqui nesse post.

Calm

App de iPhone que uso para meditação. Eu nunca fui adepta da meditação, mas tenho experimentado e tem sido incrivelmente bom. Pra mim o ponto forte do Calm é ter uma carta de meditações guiadas, em especial as de iniciantes, que vão te ensinando o básico. Pra quem nunca meditou é ótimo ter esse guia de como começar.

Dropbox

É um lugar para guardar a maioria dos meus arquivos na nuvem, de forma que eu possa acessar de qualquer computador ou até do iPhone e iPad. É uma ferramenta que também torna fácil compartilhar arquivos com outras pessoas quando preciso.

Backblaze

Volta e meia você fica sabendo de alguém que perdeu todos os arquivos (meu coração pararia se eu perdesse as minhas fotografias e vídeos), porque o computador deu pau ou coisa parecida. E você acha que nunca vai acontecer com você. Eu não acho, e uso o Backblaze como serviço de backup online pra isso. Ele é facílimo de usar, é barato e sem limite de armazenamento. Depois que você configura e ele faz o backup inicial, que demora alguns dias, é só esquecer. Ele faz backup a toda hora, sem precisar que você mande.

Lastpass

Hoje em dia a gente tem cadastros em tantos sites pela internet que se eu tivesse que memorizar todas os logins e senhas ficaria doida. Então uso o Lastpass para gerar, guardar e gerenciar meus logins de forma centralizada. É super simples de usar, e dá pra trabalhar de forma pessoal e também em equipe. *Usando esse link, você ganha 1 mês premium gratuito.

Carousel

O Carousel é um app que funciona como uma galeria de fotos que você tem no Dropbox. Eu uso para syncar as fotos que tiro com o iPhone, assim posso apagá-las no rolo da câmera pra liberar espaço. No computador, abro a pasta dessas fotos no Dropbox e copio para o iPhoto, onde guardo e organizo todas as minhas fotografias.

• Conteúdo:

Feedly

Eu acompanho muitos blogs da minha área e relacionados, e seria um pé no saco ter que entrar em todos eles toda vez pra saber de novas postagens (alguém ainda faz isso??). Então uso o Feedly como meu leitor para assinar o feed desses blogs e receber novos posts cada vez que eles postam coisa nova. Posso ler tudo no próprio Feedly e realizar ações ainda dentro dele, como enviar por email para alguém, compartilhar nas redes sociais, enviar para o Evernote caso queira guardar o artigo no meu arquivo etc…

*Aliás, eu mudei o feed do meu blog, então se você ainda não assina, é esse aqui.

Pocket

Durante o dia eu me deparo com textos, vídeos e outros conteúdos interessantes, mas se toda hora eu parar o que eu estou fazendo pra checar, acabo não fazendo o meu trabalho direito. Então uso o Pocket como uma ferramenta de apoio para “ver mais tarde”. Assim quando tenho um espaço no meu dia depois, abro o Pocket e leio no meu próprio tempo.

Kindle

A maioria esmagadora dos livros que eu leio é digital, por diversos motivos: livros digitais não ocupam espaço físico e não juntam poeira; não demoram para ser enviados pelo correio, ao contrário, eu posso começar a ler no segundo seguinte de comprar; e não pesam na bolsa (depende do peso do seu leitor de livros =P). E pra mim não tem lugar melhor pra comprar livros do que a Amazon, então uso o Kindle para ler meus livros. Atualmente uso o app Kindle para iPad (tenho no iPhone também mas prefiro ler no iPad).

iBooks

Também uso o app nativo do iPad, iBooks, para ler outros conteúdos, aqueles que estão em .pdf, como ebooks e artigos.

Instacast

Quem me conhece sabe que eu sou #aloka dos podcasts, do tipo que ouve podcasts todo santo dia. Antes eu usava o app nativo do iPhone, mas depois que conheci o Instacast não quis mais voltar, achei ele bem mais confiável para gerenciar e tem todas as funções que eu preciso.

• Livros:

Eu sou adoro livros. E também adoro indicar os meus favoritos para as pessoas que convivem comigo. Então aqui vai uma lista (em construção) de alguns livros que mais me ensinaram e me ajudaram em algum aspecto da minha vida. Eles não são os únicos, mas se é pra fazer uma lista, estes são os principais:

(vou colocando novos aqui com o tempo!)

Como Fazer Amigos e Influenciar PessoasHow to Win Friends and Influence People, Dale Carnegie

Depois que eu superei o preconceito com o título do livro e resolvi dar uma chance, eu descobri o gênio que é o Dale Carnegie. Tudo que você precisa saber sobre como se relacionar com as pessoas, e consequentemente ser uma pessoa melhor, está nesse clássico. Não se deixe enganar pela idade do livro, as ideias e conselhos do Dale Carnegie continuam totalmente atuais.
Costumo dizer que esse é um dos livros que toda pessoa deveria ler. Só me arrependo não ter dado chance ao livro antes.

Getting Things Done, David AllenGetting Things Done

O livro do David Allen, criador da metodologia GTD, foi o que me salvou quando eu estava me afundando em listas de tarefas massacrantes e desorganizadas.
Depois de conhecer e aplicar a metodologia, meu sistema de tarefas se tornou completamente confiável e simples de gerenciar e meus dias são muito mais produtivos.
Um dos conceitos do livro que eu apliquei e que fez total diferença na minha vida foi a revisão do sistema e dos meus planos, de forma frequente e consistente.

The 4-Hour Workweek, Tim FerrisThe 4-Hour Workweek

Calma, não saia correndo pra comprar esse livro achando que você vai passar a trabalhar só 4 horas por semana e ser rico. Por trás desse título sugestivo, Tim Ferris fala, sim, sobre reduzir suas horas de trabalho de uma forma inteligente, mas muito mais sobre como desenhar seu estilo de vida hoje pra aproveitá-la agora ao invés de trabalhar como cão pra receber a recompensa lá na frente quando se aposentar (recompensa que você provavelmente não vai aproveitar, já que os melhores anos da sua vida são agora!). Quatro princípios permeiam o livro: Definição (do que você quer na vida), Eliminação (do desnecessário), Automação e Liberação.

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, Stephen CoveyOs 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

Outro clássico que não sai da minha prateleira de favoritos.
Aprendi muito sobre o que é produtividade de verdade, sobre ser proativo em relação à própria vida, como diferenciar o que é importante do que é urgente e entendi que ser eficaz é diferente de ser eficiente. Toda pessoa deveria ler esse livro do Stephen Covey.

Enfim, é um livro incrível!

Seus Pontos Fracos, Wayne DyerSeus Pontos Fracos

Um livro pra quebrar paradigmas.

Diversas coisas que eu considerava como verdades começaram a serem derrubadas e eu pude entender melhor um monte de coisas relacionadas aos meus sentimentos.

Só tenho um aviso, não leia esse livro se você não quer ser sacudido.

Evernote Essencials, Brett KellyEvernote Essencials

Eu já te falei como eu sou fãzona do Evernote né? Mas ele tem um problema: É uma tela de pintura em branco. Você instala e… Não sabe por onde começar! As possibilidades são tantas que é difícil de começar e organizar da melhor forma. Por isso eu recomendo o livro do Brett Kelly. Quando comecei a usar o Evernote eu tentei aprender sozinha e foi muuuito mais árduo do que se eu tivesse tido ajuda desde o ínicio. Aí conheci o livro e pronto, reorganizei um monte de coisas e finalmente aprendi a usar o Evernote no seu potencial máximo.

___________________________________________

dicas-achar-paixao-natalia-rosin

Bom, são essas as ferramentas e recursos que uso para fazer meu dia-a-dia mais produtivo, organizado e prático. Espero que alguma dessas ferramentas seja útil pra você também!

E se você quer fazer parte da minha lista de emails para receber as coisas que eu só converso por lá e ainda receber

3 Dicas para viver seu propósito sem ter que achar sua única e grande paixão

é só colocar seu nome e email aí embaixo que eu te envio no mesmo minuto!