Dormir mais não vai te deixar com menos tempo. Vai te deixar mais produtivo.

Nós vivemos num mundo hoje que enaltece a correria e o estado constante de ocupado que as pessoas carregam nos seus status de redes sociais e conversas entre amigos.

natalia-rosin-dormir-importanciafoto gentilmente cedida por pixabay/unsplash

É quase como se a pessoa que vive na correria fosse um mártir dos tempos modernos.

Se ainda mais ela dorme pouco por causa dessa correria, eleve o status de herói à décima potência.

Muita gente acha que dormir é perder tempo. “Tenho muita coisa pra fazer, não posso me dar ao luxo!

Você já acha que não tem horas suficientes no dia pra tudo que você precisa fazer, certo?

O que a gente mais ouve é: “24h é pouco pra mim!

O que muita gente não sabe (ou não quer acreditar) é que sacrificar o sono tem um custo.

Já vi inúmeros estudos constatarem que uma pessoa privada de sono pode ser comparada com uma pessoa bêbada, pela diminuição das funções neurológicas.

Quando você está “morrendo de sono” é que acontecem os erros, quando decisões ruins são tomadas…

O descanso diário é muito importante. Tanto dormir a quantidade necessária de horas toda noite, quanto fazer esse período de sono ser de qualidade.

E o descanso semanal também é importante! Esse lembrete é importante especialmente para os empreendedores. Nós temos o costume de trabalhar 24/7, sem tirar um diazinho sequer de folga do trabalho que invade nossos espaços pessoais.

Se até Deus, o empreendedor master, fez o mundo em 6 dias e descansou 1 dia, quem é você pra achar que PRECISA trabalhar 7 dias?

Agora é a hora que eu começo a te convencer de que dormir é uma das coisas mais importantes que você pode fazer por você:

Dormir te faz mais saudável

Durante o sono REM acontece uma coisa extraordinária. A noradrenalina, uma das substâncias relacionadas ao estresse no cérebro, é “desligada”.

Esse é o único momento do dia em que isso acontece.

Ou seja, dormir reduz seus níveis de estresse e, consequentemente, melhora a sua imunidade. Coisa importantíssima para sua saúde.

Dormir te faz levar menos tempo para fazer uma mesma tarefa

História pessoal: Eu estou sempre testando novas abordagens e experimentando coisas novas para me tornar mais produtiva, e uma delas foi o hábito de tirar um cochilo no meio do dia.

Eu impliquei com essa ideia no inicio, e mesmo depois de começar a experimentar o hábito. Tinha dias que eu relutava em cochilar porque tinha muita coisa pra fazer, e pensava que não podia me dar ao luxo.

Mas se eu fosse ser racional, o cochilo é de 20 minutos, não é tanto tempo assim. Talvez menos tempo do que gasto com outras besteiras como me perder no buraco negro da internet por 1h, como acontece às vezes (agora com menos frequência).

Mas a minha mente estava tão acostumada a encarar o sono como perda de tempo que eu tinha essa conversa interna quase todos os dias.

Depois comecei a ver a diferença que isso fazia. Antes eu demorava a pegar no tranco depois do almoço, ou me esgotava cedo, antes do final da tarde.

Agora, depois de dar uma pausa e relaxar por 20 minutos no meio do dia, logo depois do almoço, eu volto renovada pras minhas atividades, e posso “aguentar o tranco” por um período mais extenso. Quase como um reset!

Depois que eu passei a cuidar do meu sono, dormir as horas necessárias à noite, e ainda dar um power boost com o cochilo depois do almoço, eu pude fazer essa comparação.

Eu vi como eu demorava pra executar tarefas quando estava cansada e como agora eu sou muito mais eficiente com uma mesma tarefa quando estou descansada.

O negócio é que nós achamos que não podemos parar, mesmo quando estamos esgotados, porque TEMOS que terminar aquela tarefa, aquele projeto.

Quando na verdade, se cuidarmos do sono, vamos terminar aquela tarefa ou projeto a tempo, porque vamos ser mais eficientes, e sem precisar arrancar os cabelos.

Dormir te torna mais inteligente

Porque aumenta sua capacidade de aprendizado e a memória!

Quando você dorme, seu cérebro está trabalhando ativamente. Uma das principais coisas que acontece é mover memórias do armazenamento de curto prazo para o de longo prazo.

Isso consolida a memória, tornando o aprendizado de coisas novas mais eficiente, e também libera espaço para novas memórias.

Dormir te deixa mais alegre

Se por um lado, privação de sono leva a maior irritabilidade, impaciência, dificuldade de concentração e mau-humor no geral (#quemnunca?), dormir direitinho acaba com essas nuvens negras sobre a sua cabeça.

Quer ser feliz? Quer aproveitar a vida? Quer ser melhor mãe ou pai, melhor marido ou esposa? Comece por dormir mais.

É hora de pararmos de bancar os heróis que dormem pouco e são muito ocupados, e realmente fazer do sono uma prioridade no nosso dia.

Durma 7 a 9 horas por noite e comece a sentir a diferença que isso vai fazer na sua vida.


 

dicas-achar-paixao-natalia-rosin-rodape-post-3

  • Paula Maria

    Dormir bem faz toda a diferença ao longo do dia e também no fim da semana. Chegar menos cansada no fds faz a gente aproveitá-lo melhor. Tenho me disciplinado para dormir no mesmo horário sempre que possível e manter uma rotina também ao acordar. Meus dias tem sido mais produtivos e meu corpo agradece esta organização.

    Adorei o post, como sempre! :)

  • Sara Nascimento

    Excelente!

    Eu também já li bastante sobre os benefícios do sono, sou adepta de dormir bem, apesar de um dia ou outro acabar não conseguindo cumprir as horas de sono suficientes para o meu descanso – e as consequências vêm logo em seguida.

    Mas vou usar sua frase como lembrete: “Se até Deus, o empreendedor master, fez o mundo em 6 dias e descansou 1 dia, quem é você pra achar que PRECISA trabalhar 7 dias?”